A gente sabe que o último texto do Blog Materialize deve ter deixado você com água na boca e com vontade de levar sua impressora 3D para a cozinha. Enquanto impressoras capazes de criar pratos não são tão populares, temos uma alternativa. Separamos, para você, os melhores arquivos para impressão 3D de gadgets para a sua cozinha. Assim, você já fica craque em unir impressão 3D e gastronomia!

1. Máquina de ravióli

Quem se aventura na cozinha certamente já pensou em fazer a própria massa. Muitas vezes, o que falta é a ferramenta certa. Esta máquina de ravióli é o molde ideal para rechear a massa com uniformidade, deixando todos os quadradinhos perfeitos.

2. Molde de sushi

Esta dica é perfeita para quem faz questão de comida japonesa mas não quer gastar muito. Selecione os melhores ingredientes e molde os sushis você mesmo, em quadrados, retângulos, na tradicional forma redonda e até em formato de coração!

3. Chopstick para crianças

Se você tem filhos ou é iniciante nos restaurantes japoneses, esta dica é para você. Estes chopsticks ajudam você a comer com os famosos palitinhos, sem precisar apelar para os talheres tradicionais.

4. Ferramentas para medidas

Reza a lenda que acertar a quantidade de espaguete é uma das coisas mais difíceis na cozinha. Ou você faz a mais, ou você faz a menos. No entanto, com este medidor, você poderá porcionar a quantidade de macarrão para cada pessoa antes de cozinhar a massa. Outra ferramenta interessante são as xícaras para medida, sempre úteis para quem curte cozinhar.

5. Cortadores de biscoito

Retomando o tema geek, selecionamos uma série de arquivos para você escolher os melhores cortadores de biscoito. Aqui, você tem temas matemáticos. Para quem gosta do universo da DC, aqui tem os cortadores no formato do escudo do Superman e, aqui, do Batman. Já os fãs de Star Wars vão ficar contentes com os cortadores do R2D2.

Impressão 3D e gastronomia: Filamentos seguros

Depois de indicar os melhores arquivos para imprimir ferramentas capazes de turbinar sua cozinha, devemos fazer um alerta. Para evitar a contaminação por meio de bactérias, recomendamos tratar a peça com um selante seguro. No caso do PLA, você pode usar poliuterano, por exemplo. Cheque com o fabricante do PLA, ou de outros materiais, se os corantes utilizados para tingir o filamento são seguros.

De um modo geral, não utilize ABS para imprimir objetos que entrarão em contato com a comida. Além disso, evite utilizar água muito quente – mesmo da máquina de lavar – na higienização das peças. Essa prática poderia deformá-las. Idealmente, você deve limitar o tempo de contato da ferramenta impressa com o alimento ou com sua boca.

Em suma: a impressão 3D e gastronomia podem caminhar juntas nos mais diversos aspectos. Seja em cozinhas renomadas ou na cozinha da nossa casa. Além de baratear os custos das ferramentas, a impressão 3D deixará a sua cozinha com a sua cara. Divirta-se!

Você já imprimiu algum objeto para utilizar em sua casa? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *