Como visto no artigo do blog Materialize, grande parte das impressoras 3D atuais produz peças a partir de um único filamento – e, portanto, com somente uma cor. Uma opção comum para quem quer colorir as peças impressas é a pintura. Outros makers optam por trocar filamentos na mesma impressão ou até pintar o nylon utilizado como alternativa para a impressão 3D colorida. No entanto, máquinas capazes de imprimir em mais de uma cor já são uma realidade, principalmente em modelos profissionais. Conheça as tecnologias que já estão sendo utilizadas por makers de todo o mundo!

Impressão 3D colorida: multi-extrusão

Impressoras com mais de um bico extrusor não costumam ser fáceis de utilizar nem muito confiáveis. Entretanto esta é uma realidade que está mudando, uma vez que a tecnologia tem sido amplamente desenvolvida. Estas impressoras possuem dois ou mais bico extrusores, que ejetam cada um uma cor a um (ou mais) hotend.

Neste modelo de impressora 3D, cada extrusor alimenta um hotend com um filamento diferente. Cada filamento é utilizado para criar uma seção da peça. A quantidade de cores e materiais que podem ser utilizados varia de acordo com a quantidade de extrusores da impressora 3D.

Outras impressoras 3D, por sua vez, são capazes de imprimir através dois ou mais extrusores e somente um hotend. Nesta tecnologia, cada extrusor é ativo por vez, alimentando o hotend. Para definir as seções, o extrusor que ejeta uma cor dá lugar a outro. O filamento residual é expelido até que o novo comece a fluir. Com essa técnica, os desafios de calibração são reduzidos.

 

Impressão 3D colorida feita na Prusa e bloco de descartes

Impressão 3D colorida feita na Prusa e bloco de descartes

Além de imprimir em mais de uma cor, impressoras com multi-extrusão são capazes de imprimir o objeto e eventuais suportes separadamente. Dessa forma, é possível imprimir suportes em materiais de manejo mais simples. Por exemplo: é possível imprimir a peça em nylon e o suporte em PVA. Uma vez que o PVA é solúvel em água, basta banhar a impressão para a retirada do suporte.

Impressão 3D colorida: emenda de filamento

Emendar filamentos é uma técnica simples, que permite a impressão 3D colorida em uma máquina com um extrusor e hotend. Atualmente, as melhores emendas são feitas com dispositivos como The Palette. Com essa técnica, é possível emendar até quatro filamentos diferentes em um mesmo rolo. Ou seja: é uma técnica semelhante à troca de filamentos. Contudo, como a paleta é autônoma, ela selecionará o tamanho do filamento a ser utilizado em cada seção automaticamente. Em suma, é mais praticidade para o maker.

A impressão 3D colorida permanece sendo o sonho de muitos makers. Com o equipamento correto, a impressão 3D é um meio muito eficiente de materializar projetos e sonhos. Entre em contato conosco e peça já seu orçamento. Qual é o seu projeto? A 3D Lopes imprime.

Categorias: Impressão 3D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *