Se você está aqui é porque está mergulhando fundo no mundo da impressão 3D e precisa de mais do que os filamentos básicos conseguem entregar em resistência mecânica. Pois então veio ao lugar certo, vamos falar aqui dos melhores filamentos de alto desempenho disponíveis no mercado. Se não, confira nosso post sobre filamentos básicos.

Antes de continuarmos, é importante frisar que estamos falando de filamentos de ponta. Isso quer dizer que serão mais caros que os filamentos básicos e que serão mais difíceis de imprimir, as vezes necessitando de temperaturas que nem todos os bicos extrusores conseguem alcançar.

1. ASA

Talvez sua aplicação não esteja assim tão distante do ABS. Talvez você só precise de só um pouco mais de resistência, ou apenas que aguente exposição constante a radiação UV. Nesse caso, o ASA (Acrylic Styrene Acrylonitrile) é a escolha certa para você. Ele é consideravelmente mais caro que o ABS (quase o dobro do preço) e mais difícil de imprimir, então tenha certeza que realmente precisa dele.

Filamentos de Alto Desempenho

2. Nylon e PCTPE

Se você é um engenheiro que quer algo familiar e já bem consolidado na indústria, é possível imprimir em Nylon. É o filamento dessa lista com melhor ligação entre camadas, conferido a ele uma resistência mecânica incrível. Porém o filamento absorve umidade muito facilmente e o rolo precisa ser aquecido antes da impressão, tornando-o difícil de imprimir. Além disso ele requer uma temperatura de impressão maior que nem todos os bicos extrusores conseguem alcançar.

Filamentos de Alto Desempenho

Foi com base nessa dificuldade que foi desenvolvido o PCTPE, que é uma base de nylon misturada a TPE que garante a ele uma grande flexibilidade que é pouco vista em filamentos.Também torna o filamento bem mais fácil de imprimir, necessitando menores temperaturas. Tanto o Nylon quanto o PCTPE não são fabricados nacionalmente, tendo que ser importados.

3. Tritan

O Tritan é um filamento mais fácil de imprimir e que apresenta uma resistência mecânica tão boa quanto a do Nylon, apesar de ser mais frágil e suscetível a riscos/desgaste. Esse filamento requer menos cuidados com armazenamento e utilização e é fabricado nacionalmente. Esse filamento de alto desempenho necessita de um bico aquecido a altas temperaturas que nem todas as impressoras são capazes de atingir.

Filamentos de Alto Desempenho

4. PEKK (Bônus)

PEKK ( polyetheretherketone) é hoje o high end dos filamentos de alto desempenho. É um filamento em desenvolvimento que requer altíssimas temperaturas (da ordem de 400ºC) e pouquíssimas máquinas são capazes de imprimir ainda. Assim, ele tem grandes problemas de adesão de camadas e fica com tensões residuais devido à alta temperatura de impressão, necessitando tratamento térmico posterior em forno.

Filamentos de Alto Desempenho

Apesar disso tudo ele é um dos filamentos mais perseguidos atualmente pela indústria hoje ganhando aplicações nos setores automotivo, médico e aeroespacial.

Aqui na 3D Lopes nós trabalhamos constantemente com esses filamentos, com exceção do PEKK, fabricando componentes mecânicos de aplicação final. São materiais resistentes e confiáveis para qualquer projeto. Faça um orçamento conosco.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *