Vários grupos de pessoas e comunidades ressignificam palavras antes utilizadas pejorativamente para falar delas como maneira de se empoderar. Um desses grupos é o dos geeks. Até os meados dos anos 1990, os geeks eram vistos como pessoas excêntricas, pouco sociáveis, entusiastas de temas enfadonhos. Em poucas palavras: os geeks eram uns esquisitões. Hoje, pelo contrário, a comunidade geek é diversa. Ela continua unindo pessoas relativamente pouco sociáveis e com interesses fora do comum. O que muda é a percepção da comunidade sobre si mesma. Hoje, ser geek, ou nerd, pode ser cool. Afinal, o que é cultura geek? Saiba mais sobre como a impressão 3D pode ser de interesse dos geeks.

O que é cultura geek?

Cultura geek é um termo genérico utilizado para englobar grupos de pessoas com interesses específicos. A palavra pode ser utilizada para unir pessoas que gostam de áreas específicas do conhecimento como matemática, física, astronomia, paleontologia, geologia, informática, computação e robótica, dentre (muitas) outras.

Simultaneamente, os geeks também podem ser aqueles com interesses em certos ramos da cultura pop. Fãs fervorosos, digamos. O objeto de adoração podem ser ficção científica, histórias em quadrinhos, universos de super-heróis, séries, filmes, livros, animes, jogos de RPG, games… as possibilidades são infinitas!

O que costuma unir os geeks, no entanto, é uma certa inaptidão social e um interesse exacerbado por determinado assunto. Não por acaso, muitos geeks gostam de se fantasiar de seus personagens favoritos – os chamados cosplays.

De um modo geral, o geek gosta de assuntos pouco tratados em mídias de grande porte – embora isso esteja mudando nos últimos tempos. O universo da Marvel, por exemplo, antes acessível somente aos fãs de HQ, hoje encontra milhões de entusiastas graças às grandes produções cinematográficas como Homem de Ferro e Os Vingadores.

Hoje, cultura geek é um termo amplo e difícil de fechar em uma única definição na mesma proporção em que seus submundos crescem e divergem. Para muitos, é difícil definir se a cultura geek está se espalhando ou se o mainstream está ficando geek.

Como a cultura geek pode se beneficiar da impressão 3D?

Um braço da cultura geek pode abarcar um grupo de pessoas com o qual estamos familiarizados: os makers. Makers são, antes de mais nada, “fazedores”. São pessoas adeptas do “faça você mesmo” e que acreditam que podem construir, consertar e fabricar objetos para uso próprio ou para obter lucrocom isso.

Muitos makers encontram na impressão 3D a solução ideal para concretizar ideias e imprimir sonhos em forma de objetos tridimensionais. A impressão 3D une verdadeiros apaixonados por computação, engenharia e criação. Um maker gosta de colocar a mão na massa e não tem medo de experimentar, estudar, pesquisar e testar até atingir os melhores resultados. Mais ou menos como os geeks. Portanto, neste grupo, é possível reconhecer semelhanças com os geeks: são grupos de pessoas que dedicam boa parte de suas vidas a um hobby que pode ser visto como difícil e underground. Não por acaso, muitas das paixões dos geeks são encontradas em sites com arquivos para impressão 3D.

A 3DLopes acredita que qualquer conceito, ideia ou projeto pode ser impresso. Por isso, oferecemos uma alternativa àqueles que gostam de colecionar action figures, fantasias ou acessórios dignos de super-heróis.

No nosso próximo texto, falaremos de impressão 3D e cosplay. Fique ligado em nossas redes sociais e não perca! Lá, você encontra, também, algumas de nossas melhores peças! Estamos no Facebook e no Instagram!

Categorias: Blog Materialize

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *