Identificar-se com um personagem e querer tomar o seu lugar não é novidade para ninguém. Mas, dentro da comunidade geek, a cultura de cosplay mudou os parâmetros. Transformar-se em um personagem e imitá-lo até os últimos detalhes é uma atividade que atrai cada vez mais adeptos. Seja em feiras e convenções –  como a Comic Con, por exemplo – os cosplays chegaram para ficar. Confira em nosso artigo um pouco sobre o mundo dos geeks que celebram seus personagens favoritos com cosplay.

Cultura geek e cosplay

Convenções são um reduto para geeks que querem encontrar sua turma. E engana-se quem pensa que é tudo a mesma coisa. Há feiras para todos os gostos, desde as mais alternativas até as que reúnem fãs de filmes, séries, mangás, quadrinhos, games e livros mais populares. Mais do que imitar um personagem e se vestir como ele – o cosplay proporciona a imersão em um personagem e em seu universo.

Estima-se que, dentre os frequentadores de convenções, somente 20% pratiquem algum tipo de cosplay. Portanto, os cosplayers são uma subcultura dentro da cultura geek em si. O objeto de dedicação dos cosplayers, naturalmente, varia. Para os iniciantes, é recomendável escolher fantasias mais simples e com menos “armaduras”, por assim dizer. Com o tempo, o cosplayer pode sofisticar sua fantasia, investindo mais tempo e dinheiro nela. Se, para uns, o cosplay é um hobby, para outros é um estilo de vida.

Cosplay: dicas para quem está começando

Nós, da 3DLopes, acreditamos que um bom cosplay é aquele feito com o máximo de atenção aos detalhes possível. Mas sabemos, também, que o acesso a materiais pode ser um fator limitador. Confira nossas dicas!

  • Procure vestimentas, sapatos e acessórios em brechós. Desta forma, você economiza em peças que, posteriormente, pode customizarconforme suas necessidades;
  • Conheça bem o personagem e seus detalhes. Você pode achar que não, mas fãs mais ávidos vão notar se você esquecer as luvas brancas dos irmãos Mario, por exemplo;
  • Não se apegue a regras de gênero: embora os detalhes sejam importantes, nada impede que uma menina se vista de Iron Man ou que um menino se vista de Sailor Moon. O mais importante é que a representação seja fiel;
  • Seja confiante: agir como o personagem nas interações com outros fãs é uma parte bem divertida da experiência do cosplayer. Pode parecer difícil no começo, mas logo você verá como é bom entrar em outro universo;
  • Cuidado com assédio! Naturalmente, é comum que algumas pessoas percebam o cosplay como a possibilidade de interagir com seus personagens favoritos. No entanto, isso pode ser visto, ainda, como um sinal verde para interações físicas. indesejadas. Cuidado com fãs mais empolgados. Se estiver em uma feira, peça ajuda à organização do evento.

O cosplay é diversão garantida para o cosplayer e para qualquer fanbase dedicada. No nosso próximo texto, descubra como a impressão 3D pode ser útil aos cosplayers. Spoiler alert: indicaremos os melhores sites com arquivos para impressão 3D de cosplays!

Acompanhe a 3DLopes nas redes sociais e não perca nossas novidades. Estamos no Facebooke no Instagram!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *