Um dos grandes problemas relatados por quem trabalha com impressão 3D é o barulho das máquinas. Não é raro que makers recebam reclamações de vizinhos por causa do alto volume que, geralmente, acompanha as impressões. Até os makers mais entusiasmados podem cansar do barulho, muitas vezes estressante, ainda mais quando a impressora 3D chega a ficar ligada o dia todo – e até à noite, quando o maker e sua família precisam dormir. Confira, neste artigo, cinco dicas de como deixar sua impressora 3D mais silenciosa.

1. Reduzir a corrente do motor

De um modo geral, as configurações pré-definidas da impressora 3D são mais potentes do que o necessário. Assim, a máquina em atividade gera mais calor e produz mais barulho. Para achar a configuração ideal e deixar a sua impressora 3D mais silenciosa, reduza a corrente dos eixos X, Y e Z, um de cada vez, em 5 a 10%. A cada redução, faça uma impressão rápida de teste. Repita a operação quantas vezes foram necessárias. Logo que perceber que o eixo parou de se mover adequadamente, acrescente 10% da corrente, voltando para a última configuração que deu certo.

2. Repor os componentes de movimento linear

Esta dica é válida também para aumentar a longevidade de sua impressora. Os componentes de movimento linear, como as correias, devem estar sempre em bom estado. Por isso, a manutenção regular é recomendada. Verifique se todos os componentes da impressora estão ajustados sem folga. Além disso, é necessário manter as peças bem aparafusadas e lubrificadas.

3. Evitar o contato direto com o chão

Boa parte do barulho proveniente de uma impressora 3D em funcionamento é a vibração que ela causa em outras superfícies, como o chão. Assim sendo, uma boa ideia é isolar o piso acusticamente. Para isso, você pode utilizar um tapete de borracha ou mesmo um tapete comum. Apoie a impressora, também, em pés de borracha, a fim de amortecer as vibrações da máquina. Em suma, qualquer material com propriedades amortecedoras – como esteiras de yoga ou esponjas de cozinha – podem ser úteis nessa questão.

4. Trocar os coolers

Os coolers de impressoras 3D são grandes e muito barulhentos. Se possível, opte por coolers de computadores premium. Além de deixar sua impressora 3D mais silenciosa, eles são mais eficientes. Vale o investimento!

5. Utilizar Silent Steps Sticks

Por fim, sugerimos mais um upgrade. Ele pode ser feito em qualquer impressora que utilize uma placa semelhante às de 8-bit, incluindo as impressoras caseiras. Os Silent Steps Sticks são chips básicos que adicionam uma interface de comunicação ao seu controlador. Eles permitem que o firmware da sua impressora ajuste, sozinho, a corrente do motor. Esse upgrade permite que o motor opere com o mínimo de calor e barulho, sem que etapas sejam perdidas. Em adição, os Silent Steps Sticks eliminam o uso de potenciômetros.

Um dos melhores Silent Steps Sticks disponíveis no mercado atualmente é o TMC2130, fabricado pela Trinamic. Assista, no vídeo, a sua instalação. O TMC2130 funciona tão bem que você não precisa utilizá-lo nos quatro drivers. Você pode substituí-lo somente nos drivers dos eixos X e Y e, mesmo assim, obter cerca de 90% da diminuição do barulho – já que esses são os eixos que geralmente trabalham mais.

Soluções caseiras ou altamente tecnológicas: há opções diversas para deixar a sua impressora 3D mais silenciosa. Você conhece alguma outra maneira que não citamos no texto? Deixe um comentário com a sua dica!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *